23.02.2017

Mídias Sociais, Notícias

Vídeos no Facebook ganham novos recursos

O Facebook anunciou novas ferramentas para tornar a experiência de vídeo do usuário mais rica, engajadora e flexível. Segundo o comunicado feito no blog da rede social, as pessoas estão assistindo e compartilhando mais vídeos no Facebook do que nunca. Além disso, os vídeos representam, atualmente, grande parte da receita da empresa.

A principal novidade é que agora tem como navegar e ver vídeos ao mesmo tempo. A mudança começou a ser testada em agosto do ano passado, e já encontra-se ativa para vários usuários. Passa a ser possível minimizar o vídeo para uma exibição que continua no canto da tela enquanto o usuário navega por outros conteúdos no feed. Se ele estiver usando um dispositivo Android, o vídeo continua sendo executado até mesmo quando sair do aplicativo do Facebook para fazer outra coisa no celular.

Outra novidade diz respeito aos vídeos verticais. Agora, eles têm uma exibição melhor em dispositivos móveis. No ano passado, a rede social iniciou um teste mostrando vídeos mais largos e também obteve retorno positivo. Agora, o formato mais largo está disponível para todos os usuários que assistem a vídeos no iOS e no Android.

Há ainda uma mudança no som dos vídeos no feed de notícias. Nessa atualização, o som aparece e desaparece à medida que o usuário navega pelos conteúdos. Os vídeos não serão reproduzidos com áudio em smartphones no modo silencioso, e os usuários podem desativar as opções de reprodução automática nas configurações.

Também foi anunciado um aplicativo de vídeos do Facebook para TV, que será lançado em breve para Apple TV, Amazon Fire TV e Samsung Smart TV. Será possível assistir a vídeos compartilhados por amigos ou por páginas que você segue, vídeos ao vivo mais assistidos ao redor do mundo e recomendados com base em seus interesses. Você também poderá ver os vídeos que salvou para assistir mais tarde, assim como revisitar aqueles que já assistiu, compartilhou ou fez upload.

Novos formatos de anúncios em vídeos

Novos formatos de comercialização também chegam para aqueles que quiserem fazer propagandas dentro da rede social. Na compra por visualização completa, os anunciantes vão passar a pagar apenas por anúncios de vídeos, com duração de até 10 segundos, que forem visualizados até o fim. Já na compra de dois segundos, pelo menos 50% dos pixels do anúncio devem ser assistidos por dois segundos contínuos ou mais. E, por fim, na compra com áudio ligado, os anunciantes podem especificar se querem pagar por vídeos visualizados com o áudio ligado ou não. A rede social se comprometeu a liberar as novidades ao longo de 2017.

Relacionados