Para quem não conhece, SEO, ou Search Engine Optimization, é a otimização de páginas para aumento de tráfego e uma melhor compreensão das ferramentas de busca (como o Google). Ou seja, usando as palavras-chave corretas em seu site, ele ficará em mais evidência nos resultados de busca.
A evolução dos meios de comunicação digitais trouxe alguns questionamentos:
• De que adianta muito volume de tráfego se o usuário se frustra e não há conversão?
• Até que ponto as mídias sociais influenciam no tráfego?
A solução para esta nova realidade é: otimizar o site não para motores de busca e sim para humanos. O fato é que se você tem humanos como prioridade, será recompensado pelo Google.
Este artigo defende que o SEO tradicional está morto, uma vez que o Google está recompensando/priorizando sites que promovem melhor Experiência do Usuário (UX) e melhor engajamento social.
Otimizar posts ou obter links de outros sites já não são práticas suficientes. Grandes players estão removendo SEO das suas marcas. Surge então o UEO (User Experience Optimization) ou Otimização de Experiência do usuário.
UEO não abandona completamente as práticas tradicionais de SEO – apenas as readapta e adiciona novas práticas para garantir uma maior satisfação e engajamento do visitante. Fizemos um resumo das melhores práticas listadas no artigo para uma melhor UEO:
Deixe claro o objetivo principal do seu site
O engajamento depende fortemente do objetivo global e de como ele está claro para o visitante.
Melhore a velocidade de carregamento
Se o site demorar mais de 3 a 4 segundos para carregar, seus visitantes irão se frustrar e abandoná-lo. O Google prioriza os resultados que carregam mais rápido. Use um cache plugin, faça um upgrade no seu serviço de hospedagem e minimize seus tamanhos de imagens para melhorar a velocidade geral.
Escolha cuidadosamente as palavras-chave
Não é necessário atrair milhares de visitantes desnecessários. Aumente o desempenho geral pesquisando as melhores palavras-chave para usar.
Seja responsivo
Otimização de site para mobile é um bom indicador de ranking do Google. Se seu site não é responsivo, está perdendo muito tráfego e vendas. Contrate um bom designer para garantir uma boa experiência mobile.
Mídias Sociais
Não negligencie as mídias sociais. O Google recompensa sites com maior engajamento dos usuários. Fique atento aos horários de postagens, inclua imagens sedutoras, escreva títulos que valem a pena ser lidos e consiga atenção dos influenciadores.
Seu site está preparado para estas mudanças? Você já chegou a implementar algumas práticas de UEO no seu site? Conte pra gente nos comentários.