23.06.2017

Facebook, Marketing Digital, Mídias Sociais, Tendências

Tendências do Facebook até 2020

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Em 2020, mais pessoas terão dispositivos móveis do que água encanada ou eletricidade em casa. O dado é do Facebook IQ, time de análise e estudos dessa rede social, que ainda incluiu em seu relatório 5 tendências para marketing até 2020. O mapeamento apresenta a primeira parte da série “20 Shifts for 2020”, com base em um cenário que irá se consolidar até o final da década. Dentre as considerações para o levantamento está de que o mobile será responsável por metade das vendas de e-commerce nos EUA e os millennials representarão metade da força de trabalho global daqui a três anos.

Ao menos 85% dos serviços de atendimento ao consumidor serão realizados sem a presença de seres humanos. O levantamento também aponta que, pela primeira vez, o número de pessoas na internet será maior que aquelas sem acesso ao mundo online. O material tem o intuito de ajudar agências e anunciantes a acelerarem as mudanças iminentes pelas quais a indústria e a sociedade irão passar ao longo dos próximos anos.

Identidades omniculturais: à medida que a tecnologia expõe pessoas a mais perspectivas, identidades multifacetadas ganham relevância. Cada vez mais as pessoas rejeitarão os limites e barreiras tradicionais, aderindo a novas maneiras de autoidentificação mais personalizadas, complexas e fluidas. Essas mudanças vão acontecer principalmente em áreas como gênero e pertencimento cultural e linguístico, por exemplo.

Segundo o estudo, 56% das pessoas ouvidas disseram que se veem hoje como um cidadão global, se dissociando do nacionalismo. Além disso, 56% também consideraram que as regras sobre gêneros tradicionais estão se tornando irrelevantes.

 Novas negociações: as relações entre empresas e pessoas têm sido cada vez mais mediadas pela tecnologia e, conforme ela avança, essa conexão também se altera. As mudanças no ambiente digital vão permitir novas negociações, possibilidades, controles e vantagens para ambos os lados. O consumidor espera continuamente mais das marcas, como melhores experiências mobile e atendimento. E, ao mesmo tempo, as pessoas valorizam empresas que ofereçam conveniência e entendem valer a pena o tempo e esforço economizado, mesmo que isso signifique o aumento de preço por determinado produto ou serviço.

 Próxima geração de trabalhadores: millennials – pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90 – vão oficialmente ultrapassar todas as outras gerações em números no mercado de trabalho. Até 2020, eles devem representar mais da metade de toda a força de trabalho global. O relatório aponta que 70% dos executivos americanos acreditam que essa nova geração vai trazer mais autonomia e colaboração para as empresas já que são nativos digitais e cresceram com uma facilidade de comunicação única. Eles serão responsáveis por grandes mudanças culturais à medida que procuram mais propósito, flexibilidade e conexões significativas com as organizações e pessoas com quem trabalham.

Envelhecimento da sociedade: as mudanças de perspectivas para pessoas idosas vão estar alinhadas às visões orientais sobre envelhecimento. Assim, a fase da “aposentadoria” não será mais vista como um período de inatividade, mas sim de fazer ainda melhor. A tendência é de que, além de viverem mais, as pessoas também terão uma vida mais saudável e conectada. Nesse sentido, as ações de marketing também seguem uma onda de se comunicar com esse público e seus novos hábitos de consumo.

Compras perto e longe: de um lado, o apoio ao comércio e cultura locais serão mais valorizados. Por outro, com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, dados do Facebook apontam que das 65 milhões de empresas na plataforma, 35% das conexões são com pessoas de outros países. Mais de um 1 bilhão de pessoas estão conectadas a marcas de outros países. Além disso, 2 em 3 consumidores online já compraram de empresas estrangeiras. Por isso, um dos grandes desafios do e-commerce nos próximos anos será atrair e empurrar os consumidores entre o local e o global.

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