10.11.2016

Mercado Digital

Profissionais multitalentos estão mais valorizados

Uma das características principais do “novo modo de trabalhar” tem a ver com a utilização de equipes multidisciplinares. Diversas empresas que dependem de criatividade e inovação vem utilizando este conceito no seu dia a dia.

Em uma agência digital, por exemplo, existe uma equipe composta por um programador back-end, um programador de interfaces, um designer, um gerente de projetos, um gerente de contas e um produtor. Todos trabalham em funções diferentes e possuem backgrounds completamente distintos: dois são técnicos, um é artista, um tem a visão geral do projeto, outro tem a visão do cliente e outro é responsável pelas ideias criativas.

Quando a empresa se organiza em equipes fica mais fácil chegar aos objetivos, pois elas, geralmente, são constituídas de pessoas  comprometidas e com um objetivo em comum, além de possuírem um conjunto de habilidades, competências e talentos.

O profissional com competências múltiplas é uma pessoa que está disposta a colaborar com o outro, tem facilidade em trabalhar em equipe e de participar de vários projetos diferentes. É aquele que entende todo o processo do início ao fim, está capacitado e é comprometido com o resultado. Para se tornar um profissional multitalentos, o indivíduo necessita ter flexibilidade, saber trabalhar em equipe, ser criativo e estar predisposto a aceitar mudanças e desafios constantes.

Profissionais multitalentos possuem formações e pontos de vista diferentes, que enriquecem a equipe e apresentam soluções distintas. As visões e experiências de cada um unidas com os valores pessoais possibilitam uma análise sistêmica, que formam percepções e diversas interpretações. Os resultados costumam ser demasiadamente criativos e diferenciados.

Essa característica eleva a capacidade produtiva das equipes através de fatores como motivação, rapidez, flexibilidade e absorção das mudanças organizacionais. Além disso, promove o maior comprometimento das pessoas quando interagem na equipe e apresentam maiores e melhores resultados.

Uma boa equipe é formada por pessoas diferentes: dos detalhistas, analíticos, conservadores, aos mais criativos, extrovertidos e enérgicos. Saber aproveitar os pontos fortes de cada um é essencial para o desenvolvimento da empresa. Com o decorrer desse processo, a organização passa a ser beneficiada com resultados superiores como, resolução rápida e maior satisfação dos clientes.

Relacionados