22.11.2016

Mercado Digital

Por que a análise de dados é fundamental para a tomada de decisão?

Performance Marketing Digital

Aliada à necessidade de ações imediatas, a tomada de decisão estratégica é cada vez mais complexa, pois todos os negócios, de alguma maneira, competem em um mercado global. As empresas estão passando por mudanças de modelos de gestão, as técnicas tradicionais de administração não acompanham mais as rápidas inovações do mercado.

A capacidade de analisar e agir sobre os dados (BI ou Business Intelligence) é cada vez mais importante para as companhias. A tendência é que o mundo dos negócios e da gestão empresarial sejam cada vez mais baseadas na análise de dados sólidos de decisão por meio de ferramentas e softwares de tecnologia de informação. As empresas podem gerar grandes retornos financeiros fazendo pequenas melhorias na qualidade dos seus dados.

A análise de dados (BI ou Business Intelligence) é imprescindível para o sucesso de qualquer organização. As empresas são influenciadas por fatores externos e internos, sendo de importância vital para o sucesso da companhia o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que ofereçam suporte à gestão de negócios.

As empresas precisam ter ferramentas e capacidade analítica para organizar, processar e decifrar informações relevantes a partir de seus dados. E esses dados podem ser próprios, gerados nos sistemas internos, mas também advindos de fontes externas, como redes sociais, transações financeiras, da concorrência, ferramentas de monitoramento de marketing digital, etc.

Cada canal de interação com o cliente é uma fonte de informação inesgotável de onde é possível extrair valor comercial. Quando coletados, relacionados e analisados, estes dados geram insights sobre cada etapa da experiência ou da jornada multicanal do cliente. Assim, é possível verificar se o negócio está falhando em alguma dessas etapas e também identificar quais canais conseguem atingir mais clientes.

É fundamental ter um sistema ou plataforma que colha e organize os dados gerados por meio da interação com os clientes e que auxilie no mapeamento das etapas da jornada de consumo. Isto aproxima os negócios dos consumidores, faz com que os empreendimentos compreendam melhor as preferências de cada cliente e ajuda no aprimoramento e na eficiência dos procedimentos.

Fazer uso de métodos eficazes e ferramentas, como Business Intelligence (BI) é de extrema importância, pois permitem transformar dados em informações significativas. O conceito de BI refere-se à inteligência com base em dados captados e armazenados em bancos específicos. A partir disso, é possível melhorar a tomada de decisão estratégica e obter benefícios no faturamento e na lucratividade do negócio.

Será por meio da análise de dados que a organização poderá identificar custos excedentes, descobrir novas oportunidades de negócios, levantar relatórios de desempenho e reagir rapidamente às demandas do mercado.

A Midiaweb é uma empresa de Marketing Digital especializada em gestão de performance, ferramentas de BI (Business Inteligence) fazem parte da nossa rotina e as usamos para tomar as melhores decisões para nossos clientes.

Relacionados