18.10.2017

Impressões Digitais

Outubro Rosa: veja como as marcas se engajam na causa e como você pode apoiar também

Outubro é o Mês Internacional da Luta Contra o Câncer de Mama, que teve início nos EUA na década de 1990.  Nesse mês, acontece um movimento popular a favor da prevenção, do diagnóstico precoce e a cura do câncer que mais afeta as mulheres do mundo todo.

O Outubro Rosa também é comemorado pelas mulheres que conseguiram superar a doença. Geralmente, em lugares públicos há passeatas, desfiles, corridas e entrega dos laços rosa que, por sua vez, é o símbolo desse movimento. Em todo o mundo, monumentos ganham iluminação especial como parte da campanha.

Nesse período, muitas empresas, governos e outras instituições realizam ações lembrando a importância da prevenção contra o câncer de mama. Vamos relembrar algumas ações de marketing que foram destaque para a campanha.

1. Em 2011 a DDB Maputo, de Moçambique, criou a campanha para a Associação de Luta Contra o Câncer que traz heroínas realizando o autoexame.

2. Grafites espalhados por São Paulo que retratam o nu feminino viraram os novos aliados da Liga do Rosa, movimento lançado pelo A.C. Camargo Cancer Center. Com o conceito criado pela agência JWT, a campanha “Tinta contra o Câncer” fez uma “mastectomia” nos desenhos.

3. A agência OgilvyOne de Atenas criou um sutiã, nomeado Tweeting Bra, que envia um tweet toda vez que é aberto. O intuito é incentivar as mulheres a fazer o autoexame de mama.

4. A Nestlé criou uma campanha fantástica, com uma câmera instalada no sutiã de uma mulher. Registrando os olhares das pessoas conclui-se: todos olham para os seus seios, mas qual foi a última vez que você os analisou?

5. Em 2013, a agência Pro>Target utilizou as próprias publicitárias para impactar. Nas peças, um dos seios foi representado pelo atalho CTRL+Z, trazendo uma reflexão sobre o assunto.

Agora veja algumas sugestões de ações que você pode promover em parceria com amigos e colegas.

1. Algumas fontes confiáveis, com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), disponibilizam uma série de materiais para download gratuito. Baixe esses materiais, imprima (se for o caso) e divulgue na sua empresa, no seu condomínio, nos comércios do seu bairro ou compartilhe nas suas redes sociais. Colabore para que a informação e a conscientização chegue em mais pessoas, contribuindo para um diagnóstico precoce.

2. Um dos sintomas mais comuns nas pessoas em tratamento contra o câncer é a queda de cabelos. Isso, muitas vezes, afeta a auto estima do(a) paciente. Algumas ONGs coletam doações de cabelos para serem usados na confecção de perucas para pacientes com câncer. No site de cada organização você confere como a doação é feita, mas em geral, basta enviar o cabelo amarrado num saco plástico bem fechado para o endereço disponibilizado. Essa é uma ótima oportunidade de juntar a vontade de mudar o visual com uma boa causa. Participe e mobilize seus colegas para fazer o mesmo.

3. Você também pode colaborar com a auto estima de pessoas em tratamento contra o câncer doando lenços. Promova uma campanha de arrecadação no seu setor ou no seu condomínio, por exemplo, e doe os acessórios a organizações que tratam pessoas com câncer.

4. Em muitas cidades são promovidas corridas e caminhadas pelo Outubro Rosa. A intenção é conscientizar mais pessoas pela causa, além de promover a prática da atividade física, um dos fatores que diminui o risco de câncer de mama. Muitos desses eventos também doam parte do valor das inscrições para hospitais e instituições que apoiam pessoas com câncer de mama. Procure um desses eventos na sua cidade, junte os amigos e participe!

5. Combine um dia do mês com seus colegas para todos vestirem pelo menos uma peça de roupa da cor rosa. Registrem o momento e postem nas redes sociais. É uma ação simples, mas que tem uma grande simbologia: chamar a atenção para o câncer de mama, conscientizar e demonstrar que pacientes ou não, todos podemos fazer algo pelo controle da doença.

Relacionados