08.12.2016

Marketing Digital, Mercado Digital

O site ficou pronto e o trabalho só está começando

o site ficou pronto

Quando falamos de negócios na Internet, criar o seu site é a primeira parte da viabilização de tudo que deve e pode acontecer. É preciso criar estratégias para possibilitar que seus interesses com o site se tornem realidade. A concepção de um produto digital envolve várias etapas e detalhes, já que o aperfeiçoamento é um processo contínuo.

Alguns sites têm apenas o interesse de divulgar alguma promoção, manter um canal de informações como um blog, ou até oferecer atualizações de algum produto ou serviço que já tenha sido vendido para seus clientes, se tornando um método de construir um relacionamento. Para viabilizar isso, existem alguns métodos específicos para você promover seus produtos, serviços ou interesses da melhor forma possível.

Cada estratégia tem suas vantagens, e o ideal é colocar todas trabalhando por seu negócio. Uma forma eficiente de monitorar performance é com o uso das ferramentas de análise. Elas se tornam indispensáveis para verificar todas as métricas: onde o usuário clicou, de onde veio, qual dispositivo foi utilizado. Além de conseguir determinar se está sendo seguido o funil de navegação.

As dicas para monitorar performance devem vir depois da divulgação – o site novo precisa ser divulgado para ser acessado. As ferramentas mais indicadas são e-mail marketing, links patrocinados, banners online, AdWords e o SEO – Search Engine Optimization, também conhecido como serviço de otimização de busca. É preciso fazer com que o usuário vá ao endereço, por meio de técnicas de compra de espaço ou publicação de conteúdo eficiente e relevante.

O e-mail marketing é excelente para divulgar e criar um relacionamento com os clientes. Através dele, é fácil você divulgar promoções, produtos com condições especiais, e até montar um tipo de catálogo online que ficará à disposição dos seus clientes.

O site possui importante papel no processo de atração de visitantes e captação de leads. Isso porque a página pode ser um propagador de conteúdo e conversor de leads. A estratégia de inbound marketing é a maneira de fazer com que sua empresa seja encontrada no ambiente web, além de ser o canal para informação sobre sua empresa, produtos e serviços.

O conteúdo será responsável por gerar credibilidade e atrair mais visitantes para o seu site. É importante que a plataforma tenha áreas de conversão, com a inclusão de ‘calls to actions’, seja para baixar um conteúdo, solicitação de uma proposta, local para assinar newsletter, landing pages, formulários, chats online, áreas de dúvidas ou formulário de contato. Toda e qualquer ação que permita coletar as informações do usuário deve ser aproveitada.

Hoje, a quantidade de pessoas  navegando via smartphones e tablets já superou os números de acesso via computadores e notebooks. Caso o seu site não seja responsivo, você perde a oportunidade de ser visitado por uma quantidade considerável de clientes em potencial.

A arquitetura da informação diz respeito a organização e a estrutura de conteúdo do site, de maneira que o visitante tenha uma navegação intuitiva. O objetivo é favorecer a navegação pelo conteúdo, além de ser um fator que contribui para um melhor ranqueamento no Google, uma vez que organiza o conteúdo e facilita a busca.

Reuniões mensais ou trimestrais de acompanhamento entre empresa e agência fazem parte do processo para estudar o que está bom, o que está ruim, criar produtos novos, cases e notícias que ajudam a vender. Acompanhar o trabalho é manter o site vivo e ampliar resultados.

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