24.01.2017

Impressões Digitais

Mindfulness: técnica para aumentar a produtividade e diminuir o estresse

Encontrado em muitas culturas e tradições filosóficas, os conceitos e práticas de Mindfulness tem sido, cada vez mais, incorporados à medicina contemporânea, principalmente na psicologia.

Mindfulness pode ser entendido como um estado mental baseado diretamente na experiência do momento presente, com consciência e sem julgamentos. É uma condição de atenção natural, uma forma de sair do habitual “piloto automático” e impedir as reações excessivas diante dos acontecimentos do dia a dia. Trata-se de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento.

Para viver completamente no momento presente há um conjunto de exercícios e práticas baseadas em treinar a atenção para desenvolver a obervação consciente, como perceber a respiração, as sensações e os movimentos do corpo.

A prática pode ser aprendida em programas ou cursos que envolvem atividades em grupo (com um instrutor) e aprendizado a distância, através da combinação de técnicas fáceis de aplicar no dia a dia.

A eficácia do Mindfulness na melhora da saúde tem sido estudada em diversos lugares do mundo. Os resultados incluem pessoas com diagnóstico de câncer, ansiedade, depressão, dores crônicas, doenças do coração e outros distúrbios relacionados ao estresse. Também tem ajudado pessoas expostas a altos níveis de estresse, como profissionais de várias áreas, estudantes, atletas, entre outros.

É normal ver as universidades oferecendo aos seus alunos oficinas de atenção plena, conscientes de que na maioria dos casos a distância que separa o sucesso do fracasso não tem a ver com o talento natural, mas com a capacidade de nos concentrarmos, que permite reter conceitos, relacioná-los, entendê-los e incorporá-los em nossas estruturas de pensamento.

Um estado de atenção consciente ajuda não apenas na redução do estresse ou da ansiedade, mas também a ser mais criativo, em poder julgar e avaliar as situações com maior clareza, aumentar a resistência emocional e desfrutar mais do que estamos fazendo.

Hoje, a meditação Mindfulness está presente também em grandes corporações norte-americanas, como Google, Aetna, Intel e Goldman Sachs, para citar algumas. O método permite aliviar a sobrecarga mental dos executivos e contribuir para que eles consigam dedicar mais atenção às tarefas diárias. O uso perseverante, mesmo por curtos períodos, traz efeitos de longo prazo – clareza cognitiva, maior criatividade e o predomínio de sentimentos positivos sobre os negativos.

O Google oferece aos seus funcionários diversos cursos de mindfulness. O mais popular, “Search Inside Yourself”, oferecido desde 2007, tem milhares de alunos. A empresa acredita que estes programas ensinam inteligência emocional, o que ajuda as pessoas a compreenderem melhor as motivações dos seus colegas. Também aumentam a resistência ao stress e a concentração mental. Os participantes afirmam sentir-se mais calmos, mais pacientes e mais capazes de escutarem.

Por isso, a técnica de meditação Mindfulness vem ganhando tantos adeptos. Trata-se de uma solução com baixo investimento e elevado benefício – para a pessoa e para a organização. Vive-se melhor e se trabalha com mais produtividade.

Segue um pequeno exercício de Mindfulness:

(Site Iniciativa Mindfulness)

Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos e faça isso 3 vezes ao dia.

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.

2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas tome nota da sua sensação.

3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.

4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Fonte: https://www.iniciativamindfulness.com.br
Trechos traduzidos e adaptados do site: http://www.mindfulnessbrasil.com/

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