20.07.2016

Marketing Digital

Content Marketing Institute – Pesquisa

interna-1024x585

O marketing digital no Brasil tem avançado a cliques largos e para saber melhor quais as tendências e preferências de profissionais de marketing em relação a estratégias, plataformas e canais pagos, a Content Marketing Institute realizou uma pesquisa que revelou que 86% das empresas B2B utilizam content marketing.

De acordo com a pesquisa, feita com mais de 1,8 mil empresas de marketing B2B norte-americanas em julho e agosto deste ano, a maioria dos profissionais de marketing B2B utilizam o content marketing como estratégia de aproximação.

Entretanto, apesar da maioria ter revelado que utilizam content marketing, 48% afirmam que não realizam documentações e apenas 35% registram as ações.

Apesar dos desafios da área em manter uma de gerenciamento de conteúdo documentada, 70% das empresas B2B estão criando mais conteúdo do que há um ano, até mesmo aquelas que se julgam menos eficazes. Contudo, 55% dessas companhias planejam aumentar o orçamento destinado a content marketing nos próximos 12 meses.

Ainda segundo a pesquisa, os métodos mais utilizados em content marketing são redes sociais (92%), newsletter (83%), artigos no site da companhia (81%), blogs (80%), eventos presenciais (77%), estudos de caso (77%) e vídeos (76%). Em termos de eficiência, as estratégias mais adotadas são eventos presenciais (69%), webinars ou webcasts (64%), vídeos (60%) e blogs (60%).

Com relação às plataformas de social media, as mais utilizadas foram: LinkedIn (94%) que se destaca por ser um canal que pode ajudar tanto na prospecção ativa e receptiva, quanto na consolidação de imagem de marca e captação de talentos para as companhias, Twitter (88%), Facebook (84%), YouTube (72%) e Google+ (64%). O LinkedIn também foi classificado como a rede social mais eficaz (63%), seguido por Twitter (55%), YouTube (48%) e SlideShare (42%).

Já os principais canais publicitários pagos utilizados para o content marketing foram search engine marketing (58%), impresso ou outras promoções off-line (52%), anúncios em banner online (49%) e anúncios em redes sociais (48%).

Relacionados