08.11.2016

Mercado Digital

8 coisas que você precisa avaliar ao escolher uma agência digital

A agência de marketing digital certa é capaz de gerar os resultados que o seu negócio precisa de maneira consistente e com excelente rentabilidade. Hoje, independente do porte da empresa ou sua segmentação, estar presente no ambiente digital é obrigatoriedade.

Seja para a realização de operações diretas com o consumidor, vendendo produtos e serviços, interação através das redes sociais, ações de branding ou mesmo para defender a marca ou praticar o SAC 2.0. Para qualquer uma dessas finalidades, ter uma boa agência de marketing digital como parceiro faz toda a diferença.

O processo para escolher uma agência para trabalhar na estratégia da sua empresa deve ser minucioso, sempre tomando as decisões com cuidado, análise e planejamento. Confira algumas dicas do que é preciso levar em conta na hora de selecionar quem vai prestar esse serviço para você.

  1. Defina um objetivo

Antes de pesquisar por uma agência, você terá que entender quais são suas necessidades. Da  mesma forma, vai precisar conhecer os serviços prestados pela agência para ter certeza que estarão de acordo com o que procura. Existem muitas agências de marketing digital, mas nem todas oferecem os mesmos serviços.

  1. Visite a agência e conheça sua estrutura

Assim que estabelecer seus objetivos, trate de conhecer a agência com quem vai trabalhar. Visite-a, conheça a equipe, descubra se os profissionais são especializados e se entendem suas necessidades. Dessa forma, poderá perceber o nível de profissionalismo, como a agência trabalha e que tipo de resultados você pode esperar. Durante o processo de escolha, pergunte qual o perfil das pessoas que coordenarão o projeto e avalie sua formação e experiência.

  1. Analise os serviços que a agência oferece

Se por um lado, agências que tem uma grande abrangência de serviços e trabalha em várias frentes pode trazer um conhecimento maior no geral, existem outras com um nicho de especialização. Entender a capacidade de uma agência de marketing digital, a partir dos serviços prestados, é pensar até aonde vocês poderão ir juntos.

Uma agência Especialista desmembra os serviços por especialidades (redes sociais, links patrocinados, geração de conteúdo, etc). As Fullservice oferecem um pacote unificado em todas essas frentes. Não existe perfil certo ou errado, o importante é que as estratégias estejam devidamente alinhadas, dentro de um planejamento central.

  1. Peça indicação

Uma agência digital confiante não verá problema em fornecer o contato de alguns clientes para que você converse com eles. Na verdade, provavelmente vai gostar e encarar como mais uma oportunidade de mostrar que realmente é competente e se compromete com resultados.

  1. Avalie Portfólio e Cases

Um bom portfólio é um indicativo de um ótimo potencial para trabalhos futuros. Analisar esse material é uma das formas mais assertivas de escolher a agência de marketing digital ideal para o seu negócio, afinal, é possível compreender a linha de trabalho e a forma com que os resultados serão entregues. Observe se existem projetos similares e de porte semelhante para ter uma boa referência.

  1. Foque primeiro na mensagem e depois nos recursos

Uma boa agência deve estar atenta a tudo: da compreensão e diagnósticos dos “problemas” do cliente, passando pelo planejamento das ações, criação de peças e conceitos e só então pensar em qual a tecnologia adequada. A agência que foca seu discurso somente em criação ou em tecnologia, deixando de lado o foco nas mensagens que a ação deve passar, provavelmente não tem a visão 360º necessária para encarar os desafios da comunicação moderna.

  1. Veja se a agência possui parcerias e certificações de marketing

Certificações nas mais variadas áreas do marketing geram credibilidade para as agências. O mais comum é o Google Partner – selo de certificação de agências parceiras do Google, que unifica as iniciativas da marca para capacitar profissionais das mais diversas formas. Através de treinamentos e recursos, os parceiros do Google podem entender mais sobre a presença online de seus clientes. Além disso, os profissionais têm apoio de consultores, ofertas promocionais, networking e ficam por dentro de pesquisas e tendências da indústria. Agências parceiras do Google são mais capacitadas em gestão de campanhas e estratégias digitais.

  1. Avalie o atendimento

Um bom atendimento é fundamental, principalmente se a agência tiver um profissional que entenda a realidade do cliente. Por isso, avalie a qualidade do atendimento, se a agência pergunta quais são seus objetivos e desafios e se eles demonstram rapidez e profissionalismo logo nesse estágio. Agências dispostas a conversar e com bons canais de atendimento podem facilitar sua vida.

Para escolher uma boa agência de marketing digital ela precisa inspirar confiança e gerar resultados. Tente entender qual é a que mais combina com os valores e ideias do seu negócio. Essas dicas irão te ajudar na hora da escolha, mas o feeling é parte essencial do processo e vai garantir que você faça a melhor escolha.

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