12.06.2017

Marketing Digital, Mídias Sociais

Linkedin como ferramenta de Marketing para empresas

linkedin

A rede profissional Linkedin sempre foi conhecida como um meio de postar currículos e procurar emprego online. Porém, com o passar dos anos ela se tornou uma rede que oferece oportunidades para marketing e vendas com foco no mercado de negócios. Ter uma página no Linkedin não só contribuirá para estabelecer contatos e participar em grupos, mas pode transformar-se numa ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com o seu público alvo, criar parcerias estratégicas e, claro, aumentar a sua notoriedade.

Algumas vantagens:

– Atrair novos talentos através da divulgação de novas vagas disponíveis;

– Divulgação de novos produtos e serviços;

– Difundir a cultura da empresa e aumentar a credibilidade;

– Conhecer e identificar as tendências do setor que a sua empresa atua;

– Enriquecer a sua estratégia SEO, pois o conteúdo publicado nas Company Pages, também é indexado;

– Otimizar a sua URL para que ela fique amigável tanto para o usuário quando para a busca;

– Encurtar os laços com seus colaboradores e profissionais atuantes no mesmo mercado;

– Ampliar as possibilidades para a geração de novos negócios que vão além de um simples network com profissionais;

– Mensurar a audiência das publicações: você pode mensurar o impacto das publicações feitas e analisar de forma minuciosa o tipo de conteúdo mais aceito;

– Mídia paga: ter uma página no Linkedin permite que você trabalhe anúncios patrocinados para promover a sua empresa de maneira estratégica e segmentada. Ao contrário do Facebook, que tem uma audiência muito mais ampla, por ser uma rede social com o propósito diferente, o Linkedin é a ferramenta ideal para a geração de um tráfego extremamente qualificado por estarmos atuando em uma rede com foco em negócios;

Confira dicas para usar a plataforma de forma correta na sua empresa:

 

Faça uma página para sua empresa

É comum as pessoas confundirem isso e criarem perfis para empresas. Porém, uma empresa deve ter uma página. Caso isso não aconteça você pode ficar prejudicado e perder algumas oportunidades que a plataforma oferece. Procure usar imagens que passem credibilidade para sua empresa e que seus visitantes entendam o que você deseja transmitir na rede. Você também poderá criar abas adicionais sobre seus produtos e serviços e solicitar recomendações dos seus clientes.

Prepare a sua página com atenção, ela será o seu cartão de visitas. Lembre-se de incluir o institucional, descrever os produtos e serviços que oferecem e não se esqueça de disponibilizar todos os canais de contato que a sua empresa possui. Uma vez que a página foi criada ela deverá se manter atualizada. Produza conteúdos exclusivos e relevantes. Lembre-se que este é um ambiente mais formal e estratégias mais descontraídas, normalmente utilizadas no Facebook, Twitter e Instagram nem sempre serão bem vistas. Tenha atenção para que as postagens não sejam inadequadas.

Conteúdo e público-alvo

Na hora de produzir conteúdo pense no que o seu público gostaria de ver e vá além dos seus produtos e serviços. Tenha periodicidade nas publicações e sempre que possível inove compartilhando materiais ricos da sua empresa.

O marketing de conteúdo pede que os profissionais ofereçam soluções e opiniões que agregam valor a uma discussão através de um conteúdo de qualidade. O objetivo é estabelecer uma relação de confiança com clientes em potencial. Quando ele precisar, o cliente se lembrará que sua empresa sabe a solução para determinado problema. Isso pode ser feito em grupos de discussão do LinkedIn e fazendo networking de influência.

O Linkedin tem uma ferramenta que permite que outras pessoas deem recomendações sobre a sua empresa. Incentive funcionários a participarem da rede e darem depoimentos sobre os seus produtos e serviços, peça também para que seus clientes contem como foram a experiência dele com a sua marca.

Linkedin Ads

É possível utilizar links patrocinados nesta rede. Funciona de forma parecida com o do Facebook Ads e também é uma excelente ferramenta de divulgação, também possui níveis de segmentação para melhor impacto e alcance dos anúncios de acordo com o seu público-alvo.

Use os plugins sociais do Linkedin

Estes plugins são botões que indicam que você é um membro ativo dentro da rede do LinkedIn. Existem duas opções: uma de compartilhamento de conteúdo e outra que permite que seus visitantes sigam a sua página. A dica é adicionar esses plugins ao seu site, blog, post e campanhas de Email Marketing – para assim atrair mais seguidores e impulsionar seu conteúdo.

Convide

Aproveite para convidar os contatos que você possui em outras redes, como Twitter e Facebook: chame as pessoas para visitarem sua página e passarem a segui-la. Outra opção é aproveitar o envio de uma campanha de Email Marketing para sua base de contatos, incluindo um breve texto convidando o leitor a visitá-la.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o Linkedin só é utilizado como ferramenta de marketing pessoal, podemos perceber que há muito espaço para criação de estratégias e ações de marketing corporativo. Basta apenas conhecer as ferramentas disponíveis e utilizá-la a favor do seu negócio.

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