02.03.2017

Mídias Sociais, Notícias

Facebook lançará função similar ao Instagram Stories e Snapchat

O Facebook está testando o formato Stories no seu principal aplicativo. Inicialmente, o teste está acontecendo na Irlanda, e os planos da companhia é levar para mais países nos próximos meses.

Facebook Stories é baseado no formato de mesmo nome originado pelo Snapchat. Os usuários podem adicionar fotos, vídeos e aplicar filtros, criando uma história que seus amigos podem acessar em até 24 horas e depois desaparece. A “Story” aparece no topo da interface, abaixo da função de busca e acima da caixa de atualização de status. Também é possível responder uma história através de mensagem direta.

O novo recurso tem como objetivo aproveitar a crescente tendência de compartilhamento social visual. O Facebook reconheceu, em uma declaração, que as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos do que nunca – insinuando um afastamento do compartilhamento baseado em texto – e que quer torná-lo o mais fácil possível para os usuários fazerem isso no aplicativo. Mais do que isso, Facebook Stories é parte de uma estratégia mais ampla da empresa para enfatizar suas experiências de vídeo e câmera.

Ao mesmo tempo, o Facebook Stories espera conter o Snapchat. Isso pode ser particularmente eficaz na manutenção de grupos etários mais velhos, que podem não ter migrado para o Snapchat, fiel ao aplicativo do Facebook. Também poderia reduzir os esforços de crescimento do Snapchat. O Facebook é amplamente utilizado em todo o mundo e está em certos países onde o Snapchat ainda não tem uma forte presença. As pessoas seriam desencorajadas de usar o Snapchat nesses países se o Facebook pudesse trazer o recurso Stories para o mercado primeiro.

A introdução do novo recurso também oferece oportunidades de receita. Ele abre a porta para que os produtos de anúncio sejam trabalhados no formato Stories no futuro, uma tática que o Facebook já encontrou sucesso com o Instagram. As histórias do Instagram começaram a monetizar com uma foto de 5 segundos e anúncios em vídeo de 15 segundos entre as histórias, depois de crescer o engajamento para esse recurso para mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente. Esta oportunidade será bem-vinda pelo Facebook, que destacou que está começando a ficar sem espaço publicitário.

Relacionados