19.01.2017

Marketing Digital, Mercado Digital

Estratégia digital funciona para o mercado B2B?

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Empresas que atuam no mercado B2B (business to business) têm o desafio de lidar com processos de vendas complexos. Por isso, é fundamental investir em estratégias que gerem leads qualificados e trabalhar junto com o setor de vendas. Confira as principais estratégias de Marketing Digital, para manter seus contatos ativos e, assim, fomentar mais oportunidades de negócios.

Geração e nutrição de leads

Novas e grandes oportunidades surgem da capacidade que uma empresa tem de gerar leads, isto é, contatos que se fidelizam. A geração de leads é a captação de novos clientes, através de uma estratégia que leva o potencial cliente a realizar uma compra.

Essa é uma estratégia especialmente importante para o mercado B2B, em que o processo de decisão de compra costuma ser mais demorado. A nutrição desses leads prepara o cliente para que este passe para a próxima etapa do funil de vendas. Com isso, o cliente em potencial recebe todas as informações que precisa para amadurecer sua intenção de fazer negócio.

Marketing de Conteúdo

O primeiro passo para um marketing digital eficiente é produzir um material instrutivo para compartilhar pelos meios online. Uma boa estratégia B2B deve ser criada com o objetivo de manter o cliente bem informado. As empresas utilizam essa forma de marketing digital para demonstrarem todo o seu know how e tornarem-se referências em seus mercados de atuação.

Se o conteúdo de uma empresa faz dela uma referência no segmento em que atua, a geração de leads acaba sendo uma consequência natural. Dando dicas confiáveis que ajudem na administração dos negócios dos compradores, você estabelece uma relação de confiança com eles e ainda garante um bom posicionamento online para a marca.

Vale dizer também que o conteúdo deve ser constante a fim de preservar o interesse desse público e deixá-lo cada vez mais ligado à marca.

Mídias Sociais

A presença de mídia social da sua marca, os recursos da web e os representantes, são mais propensos a envolver os compradores e influenciá-los. Isso os ajuda a se sentir confiantes e informados em sua decisão de compra.

Os compradores colocam a confiança nas recomendações que obtêm através das mídias sociais e até mesmo os executivos mais ocupados, do Nível C, precisarão de ajuda para influenciar suas decisões de compra até os estágios finais.

Na experiência do comprador, redes profissionais online são a preferência dos compradores B2B nas etapas finais do processo de compra. As empresas consideram o LinkedIn a melhor plataforma para distribuir seu conhecimento. E não seria diferente, já que é lá que as oportunidades de negócio acontecem com maior frequência.

Vídeos

A utilização de vídeos no marketing digital para empresas B2B também está se fortalecendo. A dinamicidade do recurso, bem como todas as potencialidades que um vídeo traz no que se refere à interação entre empresas é o que encanta os profissionais de marketing voltados para este segmento.

Blogs

Os blogs corporativos são extremamente valiosos para uma estratégia de marketing digital B2B, pois permitem uma interação maior entre empresa e cliente. Algumas empresas criam verdadeiros portais de informação para os seus clientes, visando dar um atendimento especializado e diferenciado.

O blog é uma ferramenta gratuita e que tem alto alcance na rede. Além disso, estabelece uma relação de credibilidade através dos comentários e fóruns.

Outbound Marketing

Em muitos casos o Inbound Marketing e Outbound Marketing podem coexistir, e a necessidade de que esse processo ocorra de forma eficiente fica evidente na venda complexa do B2B. Cabe a equipe de vendas desenvolver um trabalho muito específico em cada uma das etapas do funil, respeitando o momento do público com quem se espera fazer negócio.

Vendas e marketing digital devem unir forças, de modo que, assim, levem ao público o melhor resultado dessa parceria. Depois de bem trabalhado pelo Marketing Digital, será o contato pessoal de um consultor, através de um processo de vendas bem definidos que irá converter as oportunidades em negócios.

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