30.11.2016

Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Estratégia de conteúdo: aumento de autoridade e redução de custos

O Marketing de Conteúdo busca construir uma relação de confiança que vai muito além da venda. Ele participa de muitos momentos da vida do consumidor, ajudando-o a solucionar seus problemas do dia a dia que, muitas vezes, não têm relação direta com os produtos ou serviços que a empresa vende.

A atração pelo conteúdo gera valor para a marca, criando reciprocidade e fidelidade. Os clientes encontram o que estão buscando: respostas para suas perguntas. É uma maneira de engajar o seu público-alvo e crescer sua rede de clientes, através da criação de conteúdo relevante e valioso.

A estratégia vai além de posts em blogs. Esses conteúdos podem ser feitos de diversas formas, como notícias, vídeos, e-books, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, etc.  O conteúdo bem construído conquista o seu potencial cliente, que passa a ter uma percepção positiva da sua marca e sobre sua autoridade no assunto. Estatísticas apontam que 72% dos negócios entre empresas iniciam com uma análise do fornecedor na internet.

Marketing de Conteúdo permite às empresas se relacionarem com consumidores ao longo de todo o ciclo de compra. Isso reduz a probabilidade de que eles sejam impactados pelo concorrente ou desistam da compra em um momento específico do processo de decisão.

A construção de um relacionamento de confiança faz com que até mesmo quem não é público-alvo de uma empresa se torne disseminador da marca. Pesquisas afirmam que consumidores não querem se relacionar com marcas que só os procuram para falar de seus produtos e para influenciá-los a comprar. As pessoas se lembram das empresas que estiveram com elas quando precisaram.

Uma única pessoa pode indicar seus produtos ou serviços para dezenas de compradores. Uma vez que você ofereceu ao espectador algo engraçado, informativo ou de inspiração, e o fez em um fórum interativo como mídias sociais, é muito mais fácil compartilhar esse conteúdo. E quanto melhor o conteúdo, maior será a exposição.

O resultado do Marketing de Conteúdo, assim como as demais ferramentas de marketing digital, é mensurável através de estatísticas diversas e imediatas. Com isto, pode-se ajustar as campanhas, otimizando os investimentos e aumentando os resultados. O cliente pode efetuar uma ação imediata, como a compra em um e-commerce, uma solicitação de orçamento, a simples inscrição em uma newsletter ou uma curtida no Facebook. O desempenho da campanha pode reduzir seus custos e o orçamento é flexível e pode ser gradativo.

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