16.02.2017

Marketing Digital, Mercado Digital

Entenda como os influenciadores digitais podem ajudar a sua marca

influenciadores

Antigamente, apenas um seleto grupo de artistas e jornalistas era considerado formador de opinião e determinava o que era tendência. Mas a realidade mudou e hoje pessoas aparentemente comuns ajudam a influenciar milhares através da internet. São os influenciadores digitais. Considerando as mudanças de hábito dos consumidores atuais, é importante ter em mente que o influencer online se tornou a associação mais natural para a audiência quando se pensa em Branding.

A popularização da internet deu voz a qualquer um que saiba usar as plataformas disponíveis, e alguns acabam se tornando celebridades da web. Eles se destacam pela produção de conteúdo relevante para redes como Instagram, YouTube, blogs e Snapchat, atingindo um número gigantesco de pessoas rapidamente.

O conteúdo divulgado por influenciadores digitais gera resultados tão – ou mais – significativos do que um filme de 30 segundos na televisão, e isso pode ajudar na estratégia de marketing de uma empresa, sendo capaz de alavancar o sucesso de uma marca. Influenciadores digitais geram valor para as marcas a partir do momento que comunicam para uma audiência qualificada e pronta para saber sobre a sua solução, serviço ou produto.

Outra razão para as empresas usarem celebridades digitais é tentar combater o bloqueio – seja tecnológico, psicológico ou moral – às peças publicitárias, cada vez mais rejeitadas pelo público. Dessa forma, falar com o “social media influencer” significa abrir um novo canal para se conectar a um novo consumidor, de um jeito mais direto e orgânico. Outra característica é o público-alvo. Em sua grande maioria eles atendem uma audiência específica – construída a partir da afinidade entre os gostos e hábitos – e sabe a melhor linguagem para se comunicar com ela.

Interagir com eles é um desafio para as marcas, principalmente, porque não é simples mensurar o quão influente ou popular realmente são, ou a qual tipo de público estão vinculados. Por isso, entende-se que as estratégias de comunicação, que envolvem o uso de influenciadores e de personalidades da internet, requerem muito planejamento e pesquisa para que possam funcionar em consonância com os objetivos da empresa. Para reconhecer influenciadores digitais é preciso analisar seu comprometimento, se o conteúdo é de qualidade, se existe frequência na publicação e o impacto que as postagens possuem.

Além disso, é necessário identificar os especialistas em temas do seu interesse, os perfis sociais deles e estatísticas detalhadas sobre o desempenho de seu conteúdo. Na hora de selecionar os influenciadores digitais para trabalhar o seu produto ou a sua marca, procure pessoas que tenham relevância no segmento que você procura. Ao investir em marketing de influência, o diferencial não é procurar a pessoa mais famosa ou com maior número de seguidores, mas quem desempenha um papel mais estratégico e influente. Além de ter um custo menor, essa estratégia gera resultados mais assertivos, uma vez que é mais fácil de atingir o público-alvo certo da marca.

Para as marcas manterem e construírem sua relação com influenciadores, deve haver o entendimento de que pode ser um processo lento e contínuo. Encontrar esses formadores de opinião, aparecer em seus radares, aproximar-se deles e nutrir essa colaboração exige tempo, esforço e paciência. Criar relacionamento e desenvolver parcerias legítimas, baseadas em benefícios mútuos e interesses em comum que não se baseiam apenas em dinheiro é algo fundamental nesse processo.

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