30.03.2017

Marketing Digital, Mídias Sociais

Em qual rede social sua empresa deve estar presente?

redes sociais

Quando falamos em criação de conteúdo de uma rede social para empresas – Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, entre diversas outras – os dois principais pontos que devemos estabelecer são: quem deve ser alcançado com estas postagens (seu público-alvo), e qual o propósito da empresa nas redes sociais. Após definir de maneira clara e direta estas duas respostas, temos informações suficientes para elaborar uma boa estratégia a ser usada.

Primeiramente, tenha clareza de que não é preciso ter uma presença ativa em todas as redes sociais que existem, pois isso dá a falsa impressão de que se está atingindo um número maior de pessoas. De fato é natural impactar mais pessoas com uma presença em mais canais, mas direcionar os esforços de forma eficiente é o grande desafio. Para isso, é fundamental compreender as características das diferentes redes sociais e de que forma cada uma delas pode contribuir para o seu negócio.

Um outro aspecto que deve ser considerado é de que forma a rede será utilizada. Dependendo das características, ela poderá ser usada como plataforma para disseminar conteúdo ou como construção de audiência.

Público

Para começar seu processo de escolha das redes sociais onde sua empresa deve estar presente, é importante identificar onde seu público-alvo ideal está e de que forma sua empresa pode compartilhar conteúdo relevante com ele. Conversar com alguns clientes atuais e potenciais pode ser uma boa forma de descobrir o que eles estão usando no dia a dia.

Vale lembrar também que o sucesso de suas ações nas redes sociais escolhidas vai demandar muita dedicação, conteúdo de qualidade e publicação frequente. Não basta apenas criar uma fanpage ou conta no Twitter: uma presença ativa nestes ambientes é fundamental. E, claro, com um conteúdo relevante e que converse com o público da sua marca.

Utilizando bem as redes sociais é possível criar um ativo de marketing importante, com audiência qualificada e alcance a clientes em potencial e – melhor – com baixo investimento.

Objetivos

Cada rede social tem seu estilo, suas limitações e regras. É muito importante, antes de decidir de qual rede sua empresa deve participar, conhecer os diferenciais de cada uma. É necessário planejamento e definição de objetivos nas redes sociais. A presença digital requer acompanhamento para atingir as metas, pois não pode atrapalhar os objetivos comerciais.

Devemos ter as nossas preferências e usar o que é mais confortável ao nosso dia a dia. Mas não utilizar uma rede social não é o mesmo que não conhecê-la. Vá, aos poucos, testando: pesquise sobre a rede social, depois comece a usar para saber o que acontece nessa plataforma. Entendeu bem o funcionamento? Agora é hora de definir se ela tem ou não a ver com o seu nicho e se vale a pena investir tempo (que automaticamente é produtividade e dinheiro) nela.

O seu público-alvo está mais no Facebook do que no Instagram, mas você quer estar em ambas mídias? Analise bem como cada uma envolve os seguidores e saiba compreender bem o objetivo particular de cada rede.

Monitoramento

Além da criação e atualização das contas, o monitoramento das redes sociais é fundamental para mensurar os resultados do seu trabalho. Estabelecer esse canal direto de comunicação entre sua empresa e seu cliente também expõe a marca a críticas, sugestões, reclamações e elogios. Fique atento ao que é mencionado nas redes e procure sempre responder com rapidez e utilizar dos feedbacks para melhorias no seu negócio.

É preciso um acompanhamento contínuo, a fim de verificar o que realmente funciona para o seu público e o que precisa ser modificado, por exemplo: quais os melhores horários para postagem e que tipo de conteúdo está gerando interesse – lembrando que essas informações não possuem uma regra geral e absoluta, válida para qualquer empresa, grande parte destas respostas você deve obter analisando o perfil de comportamento do seu próprio público.

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