AUTOMAÇÃO DE MARKETING DIGITAL
Imagine que a sua empresa atende 5 segmentos de mercado e que em cada segmento existem pessoas que ainda não a conhecem empresa, que acabaram de conhecer, que estão pensando em comprar, ou que já compraram, e podem estar precisando de algo.
Cada público vai exigir uma conversa dirigida, para que a comunicação tenha maior relevância e eficiência. E talvez não seja possível fazer com que todos comprem, mas é possível aproximar estes públicos da sua oferta, através de conteúdos que diferenciem a sua empresa, seus produtos e serviços.
A verdade é que a gente pode estar falando de pelo menos 20 ações diferentes, se considerarmos a necessidade de abordar cada público, com um conteúdo dirigido, relevante e personalizado. E estas ações precisam acontecer o tempo todo. Neste contexto, as ações podem se tornar caras e volumosas. Para isto serve a automação de marketing digital.
TÉCNICAS
A partir das técnicas de automação de marketing digital é possível compreender seu público-alvo e entregar um conteúdo sob medida para atender às necessidades e expectativas de clientes específicos. Significa preparar a comunicação para permitir que sua mensagem seja direcionada de acordo com o comportamento do usuário em cada canal (site, landing pages, cliques de links, downloads de materiais, cadastro para receber informações e outros).
Essa segmentação é feita a partir de uma variedade de critérios como a localização da pessoa, o dispositivo que ela utiliza, se é um visitante anônimo, prospect ou consumidor existente. A prática é popular entre anunciantes B2B, mas as ferramentas também estão sendo utilizadas pelas empresas B2C. Veja como funciona:
Personalização
O sistema de automação de marketing digital é capaz de fortalecer comunicações específicas, mediante a determinadas ações. Quando o consumidor abandona o carrinho de compras com um produto, por exemplo, a ferramenta pode enviar um e-mail com uma oferta especial. A partir da identificação desses comportamentos, é possível construir gatilhos e definir atuações.
Engajamento
O poder da automação de marketing digital está na capacidade de customizar mensagens. Sabendo em que estágio o prospect está na jornada de compra, é possível entregar conteúdo relevante, de acordo com o seu interesse. Dessa forma, eleva-se o engajamento e a relevância da audiência.
Relacionamento
Com uma mensagem personalizada e precisa é possível nutrir leads, para construir relacionamentos ao longo do tempo. Dessa forma, a abordagem ocorre apenas quando estiverem prontos para a compra. É preciso pensar as respostas como uma sequência de mensagens a serem enviadas, para estimular a pessoa que receber a se mover dentro do funil de vendas.
De forma geral, a automação de marketing digital permite:
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