09.02.2017

Marketing Digital

Como encontrar e atingir seu público na internet?

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Você precisa saber qual é o seu público no ambiente digital. Compreender qual é o perfil, o comportamento, a faixa etária, o poder de compra e muitas outras informações é essencial para atingir as pessoas certas e obter resultados.

Para sua marca se comunicar eficientemente com potenciais e atuais clientes dentro dessa imensa comunidade, a segmentação é uma das principais estratégias de relacionamento. Ações voltadas a nichos de mercado ampliam as possibilidades de bom atendimento, à medida que ajudam a conhecer o público e evitam esforços depositados em outras frentes pouco eficazes.

Sites baseados no interesse e necessidades do seu público, que trabalham com personas definidas, podem ter um aumento de até 210% no tráfego e 97% na geração de leads. Além disso, o site torna-se de 2 a 5 vezes mais eficiente e fácil de usar pelos usuários.

Há diversas ferramentas online que podem auxiliar nesta busca pelo público ideal. Mas, é preciso, em primeiro lugar, que a sua empresa tenha também essa presença virtual.

 

Pesquise os concorrentes

Antes de definir uma estratégia e tomar qualquer atitude, tire um tempo para ver o que está acontecendo no seu mercado na internet. Vá atrás de informações, pesquise e analise os seus concorrentes. Veja como eles estão se comunicando com o público e tente identificar para quem estão falando.

Pesquisa com o público

Monte pesquisas de mercado conforme sua necessidade de conhecimento. Ferramentas como o Google Drive auxiliam na confecção de formulários online com questões específicas. Através de relatórios ilustrativos é possível calcular de maneira simples os resultados. Para estimular seu público a responder às pesquisas ofereça descontos exclusivos ou vantagens, e destaque a importância da participação para melhorias de seus produtos ou serviços.

Ouça sua audiência

O feedback de seu público servirá como ótima base para estratégias futuras. Atente para os perfis que curtirem, e principalmente, para aqueles que criticarem. Mantenha um canal fixo de relacionamento direto com o cliente, dessa maneira será mais fácil você questioná-lo sobre seus gostos.

Google Adwords

Descobrir as palavras mais buscadas pelos clientes e estar presente tanto na Rede de Pesquisa quanto na Rede Display é uma garantia muito maior de retorno financeiro. O Google Adwords é uma das ferramentas mais importantes para ser encontrado na web. Através dele, é possível inserir sua empresa nos principais resultados de busca, quando o usuário faz uma pesquisa com palavras-chave relacionadas

Mídias Sociais

As redes sociais são mais um meio para monitorar para qual público seus concorrentes estão trabalhando e também identificar novas oportunidades. São plataformas muito propícias para serem analisadas quando queremos encontrar o público da empresa na internet. Afinal, atualmente esse é um meio utilizado em grande escala para se comunicar com os consumidores e potenciais clientes.

Blog

Um meio de fazer com que o seu blog tenha mais visitas pelo público-alvo é otimizar títulos e subtítulos, fazendo seu conteúdo aparecer com maior facilidade nos resultados do Google. Para isso, é preciso pensar um pouco como o cliente. Imaginar como o seu cliente pensaria ao buscar o seu conteúdo e como deve abordá-lo.

Google Analytics

O último passo é analisar dados concretos, para ver qual é o cenário da sua empresa diante dos usuários. Isso é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics.

Essa análise é fundamental para se tirar a prova real do que está acontecendo. Sabendo qual é o perfil de usuário que mais acessa seu site, você consegue direcionar esforços para aquele público para potencializar ainda mais os resultados.

Identificar qual é o seu usuário ideal demanda um certo trabalho no início, mas é fundamental para sua empresa ter sucesso mais adiante. É um investimento de tempo que vale a pena para que a estratégia seja a mais assertiva possível.

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