Case:

Aplicativo de maquiagem Fernando Torquato para O Boticário

CENÁRIO

Esse “livro” conteria várias criações de Fernando Torquato, um dos maiores artistas maquiadores do Brasil, com os produtos desta linha. Seria lançado no SPFW (São Paulo Fashion Week) de fevereiro e o cliente tinha no máximo dois meses para projetar, criar, programar, enfim, realizar. Estávamos em dezembro do ano anterior.

Teríamos que nos virar nos 30 e ainda oferecer uma solução criativa, que estivesse a altura das expectativas de mercado de O Boticário para Make B.

SOLUÇÃO

Ao invés de um “livro” digital, propusemos a criação de um APP interativo em que a usuária de Make B. poderia “aplicar” em seu rosto um dos diversos designs do Fernando, optando por aquele que ficasse mais adequado.

Mesmo desenvolvendo o APP em tempo recorde,  conseguimos introduzir vários itens de inovação que foram desde a arquitetura de informações a técnicas de navegação facetada. Esta técnica permite acesso fácil e por diversas frentes às informações. Os midiawebers trabalharam duro e incluíram mais de 200 páginas com dicas, passo-a-passo sobre o processo criativo de cada layout, vídeos de aplicação da maquiagem, etc. até uma série de recursos e interatividade que entregam valor, tanto ao usuário quanto à marca.

Planejamos e depois criamos materiais exclusivos como a seção Experimente. Nessa área, a fã de Make B. botou a mão na massa, colocando em prática, numa interface interativa, todos os processos e técnicas de maquiagem que aprendeu, no APP, com o top make-up artist da marca.

O aplicativo trouxe ainda recursos que entregam os conteúdos e dicas dirigidas que auxiliam até na escolha das cores de maquiagem mais indicadas ao tom de pele ou etnia de cada uma.

Sugerimos às fãs da marca publicarem fotos para simular os makes em si próprias ou em outras modelos, e compartilhar o resultado no Instagram, Facebook, Twitter, etc. com os amigos, namorados e maridos. A marca, além de entregar valor de maneira útil e relevante, ainda permitiu a geração de conteúdo pelo próprio público, de forma atrativa e criativa.

Mas de nada adiantava fazer essa ginástica toda se não aproveitássemos essas sacadas em modo full. E foi o que fizemos. A ação digital transmídia envolveu: APP IPAD + APP IPHONE + Seção interativa +  Totem Interativo com Kinetc + Aplicativo Promo para estande + Social Media.

SPFW

O APP foi lançado com sucesso no São Paulo Fashion Week. A Midiaweb também desenvolveu um totem integrando o APP ao Kinect e ainda um aplicativo de apoio ao estande da marca. Nesse estande uma ação promo envolveu maquiadores profissionais aplicando o design escolhido nas fãs de Make B. numa atividade de grande impacto quando falamos em relacionamento.

RESULTADOS

O APP figurou entre os maiores destaques da APP Store nas categorias: Novos e Recomendados; Made in Brasil e Cabelo e Maquiagem. O APP ainda concorreu, no Voto Popular, ao maior prêmio de Design de Interação do Mundo. Foi o único projeto brasileiro na categoria Expressing.

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