24.11.2016

Marketing Digital

Branding ou performance? Veja como é possível aliar as duas estratégias

O universo do marketing costuma dividir suas ações em dois campos distintos de atuação estratégica: branding e performance. O objetivo das ações de branding é fixar a imagem da marca na memória do consumidor, de modo que ele se lembre dela na hora de sair às compras. Do outro lado, a performance compreende um conjunto de ações que miram a conversão de algum resultado final. Sejam as próprias vendas ou, por exemplo, o cadastro em alguma base de dados. Dessa forma, o branding reforça a busca de resultados, que é o objetivo final da performance.

Definir uma estratégia de atuação para obter um melhor retorno financeiro é uma grande dificuldade. Muitos se perguntam se vale mais arriscar na performance ou no branding. Cada uma dessas estratégias apresentam vantagens, mas o que vai proporcionar mais benefícios é a união de ambas. Todo o planejamento precisa ser unificado para trabalhar o branding e a performance juntas.

A aposta somente em mídia de performance ainda é comum, principalmente na comunidade brasileira de empreendedores e startups. Talvez devido à busca por rápidos resultados ou, muitas vezes, por limitação no budget disponível para mídia. Apesar disso, a verdade é que existem diversos cuidados a serem tomados, já que um grande índice de visualização de um banner nem sempre significa uma taxa real de conversão.

As empresas deveriam, em suas estratégias digitais, considerar que não há bons resultados para uma marca sem visibilidade e credibilidade no mercado. Da mesma forma, uma boa reputação não se sustenta sem o aumento no número de vendas acompanhado da formação de uma base sólida de consumidores.

Uma mídia de branding bem elaborada pode surtir efeitos quase imediatos de performance, basta que o plano de comunicação seja sólido, focado e amparado em dados, perfis e tendências de mercado. Assim, a imagem da marca se consolida ao mesmo tempo em que traz o aumento dos índices de performance, vendas, cadastros, acessos, views, downloads, etc.

Hoje, a relação entre uma campanha de branding e performance é direta. Ambas se conectam com os consumidores. Conseguir trabalhar com as duas estratégias é buscar unir fixação de marca e avaliação de efetividade das suas ações. Aliar as duas ferramentas é a solução para quem procura um resultado maior e mais duradouro.

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